DICAS PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS
Sempre nos questionamos sobre quais as dicas para o sucesso de uma empresa e o que leva uma empresa ao fracasso. Não existe uma fórmula mágica, mas notamos algumas semelhanças.
A primeira pergunta a se fazer é sobre a preparação do empresário, para a abertura da empresa. Conhecimento sobre produto e mercado? Existe um plano de negócios? Qual o planejamento?
Qual o tipo de gestão?
Segundo os relatórios do SEBRAE* porque as empresas que fecharam:
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- 39% dos empresários não sabiam qual o capital de giro era necessário para que a empresa funcionasse bem;
- 38% não sabiam quantos eram os concorrentes;
- 55% não tinham um plano de negócio;
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As empresas de Sucesso possuíam foco no aperfeiçoamento dos produtos e serviços, sempre conectados com o público alvo. A visão e a atenção em relação as oportunidades que estão aparecendo e o tempo necessário para se preparar para elas, fazem a diferença.
Já as que quebraram tinha foco nos preços baixos e na venda a longo prazo. Preços baixos sem a clareza do real valor do bem e do custo da venda a prazo, torna a equação perigosa e caso não seja bem administrada, vira uma injeção letal.
Já o comportamento das empresas de Sucesso é a antecipação dos próximos passos com o objetivo de enxergar um passo a frente. O ano de 2020 deixou claro que um passo a frente pode ser bem difícil, mas para quem tem um bom planejamento e simulações de stress máximo, é possível passar por situações tão complicadas, como por exemplo, a paralisação por conta do covid-19.
As que fracassaram “aguardavam” os resultados melhorarem. O fato é que os resultados não vão melhorar se não forem trabalhados. É necessário muita análise, cálculos e estratégias para virar o jogo e atingir bons resultados.
Em resumo:
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- A maioria das empresas que fracassaram:
- Estavam não tinham planejamento suficiente em relação ao modelo de negócio;
- Não conseguiram negociar com fornecedores nem conseguiram empréstimos em bancos;
- Não aperfeiçoavam seus produtos/serviços;
- Não que não investiam na capacitação da mão de obra;
- Não faziam o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas;
- Não diferenciavam seus produtos;
- Não investiam na sua própria capacitação em gestão empresarial;
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Por outro lado, entre as empresas que continuavam em atividade,
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- Eram em maior proporção empresários com maior experiência no ramo,
- Abriram o negócio porque identificaram uma oportunidade e/ou que desejavam ter o próprio negócio
- Planejaram mais tempo e, que conseguiram negociar com fornecedores e obter empréstimos em bancos, que aperfeiçoavam seus produtos/serviços,
- Investiam na capacitação da mão de obra, que inovavam mais,
- Fizeram o acompanhamento rigoroso de receitas e despesas,
- Diferenciavam seus produtos em relação ao mercado,
- Investiram na sua própria capacitação em gestão empresarial.
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Uma empresa não morre da noite para o dia, mas sim por um conjunto de fatores a levam a tal situação. O acúmulo de muitos “fatores negativos” tendem a levar o empresário ao fechamento do negócio, e o pior, muitos acreditam que a empresa morre, muito antes dela estar perto de morrer.
Nos da CFO3 ajudamos você a estruturar sua empresa para o sucesso;
Bibliografia:
Sebrae: https://urless.in/DYHDU
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